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[Ação necessária] Atualizações importantes acerca da retenção de dados do Google Analytics e do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD)

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Esta é uma versão traduzida da notificação que recebeu em 12 de abril.
Caro administrador do Google Analytics,
Ao longo do último ano, temos partilhado informações sobre os preparativos de conformidade com o RGPD, a nova lei de proteção de dados que irá entrar em vigor a 25 de maio de 2018. Hoje, partilhamos mais informações acerca de alterações importantes nos produtos que podem ter impacto nos seus dados do Google Analytics, bem como outras alterações no âmbito da preparação para o RGPD. Este email requer a sua atenção e que tome medidas, mesmo que os seus utilizadores estejam sediados fora do Espaço Económico Europeu (EEE).
Atualizações de produtos
Hoje, introduzimos controlos de retenção de dados detalhados que lhe vão permitir gerir durante quanto tempo os dados relativos a utilizadores e eventos são mantidos nos nossos servidores. A partir de 25 de maio de 2018, os dados relativos a utilizadores e eventos serão retidos de acordo com estas definições. O Google Analytics elimina automaticamente os dados de utilizadores e eventos que sejam mais antigos do que o período de retenção que selecionar. Tenha em atenção que estas definições não afetam os relatórios baseados em dados agregados.
Ação: reveja estas definições de retenção de dados e modifique-as conforme necessário.
Antes de 25 de maio, também iremos introduzir uma nova ferramenta de eliminação de utilizadores que lhe permite gerir a eliminação de todos os dados associados a um utilizador individual (por exemplo, visitante do site) a partir das suas propriedades do Google Analytics e/ou do Analytics 360. Esta nova ferramenta automatizada funcionará com base nos identificadores comuns enviados para o ID de cliente do Analytics (isto é, o cookie original padrão do Google Analytics), o User ID (se ativado) ou o ID da instância da aplicação (se utilizar o Google Analytics para Firebase). Os detalhes estarão disponíveis no site do Google Developers em breve.
Como sempre, mantemos o nosso compromisso de disponibilizar formas de salvaguardar os seus dados. O Google Analytics e o Analytics 360 irão continuar a oferecer várias outras funcionalidades e políticas relativas à recolha, utilização e retenção de dados para ajudar na salvaguarda dos seus dados. Por exemplo, as funcionalidades de definições de cookies personalizáveis, controlos de privacidade, definições de partilha de dados, eliminação de dados após o encerramento da conta e anonimização do IP podem revelar-se úteis na avaliação do impacto do RGPD na implementação do Analytics e na situação particular da sua empresa.
Atualizações relativas a contratos e autorizações de utilizadores
Alterações aos contratos
Desde agosto do último ano, a Google tem vindo a implementar atualizações aos termos contratuais de vários produtos, onde apresenta o estatuto da Google como processadora de dados ou controladora de dados ao abrigo da nova lei (consulte a classificação completa dos nossos produtos do Google Ads). Os novos termos do RGPD irão complementar o contrato atual que tem com a Google e entrarão em vigor a 25 de maio de 2018.
Tanto no Google Analytics como no Analytics 360, a Google atua como processadora de dados pessoais, os quais são tratados no serviço.
  • Para os clientes do Google Analytics com sede fora do EEE e todos os clientes do Analytics 360, os Termos de Processamento de Dados atualizados estão disponíveis para revisão/aceitação nas respetivas contas (Administração ➝ Definições da conta).
  • Para os clientes do Google Analytics com sede no EEE, os Termos de Processamento de Dados atualizados já foram incluídos nos seus termos.
  • Se a utilização dos nossos produtos de medição não for contratada diretamente à Google, deve obter aconselhamento junto das entidades com as quais estabeleceu contratos.
Política de Autorização de Utilizadores da UE atualizada
Segundo a nossa Política das Funcionalidades de Publicidade, os clientes do Google Analytics e do Analytics 360 que utilizem funcionalidades de publicidade têm de respeitar a Política de Autorização de Utilizadores da UE da Google. A Política de Autorização de Utilizadores da UE da Google está a ser atualizada para refletir os novos requisitos legais do RGPD. Define as responsabilidades dos parceiros para efetuarem divulgações e obterem autorizações dos utilizadores finais dos respetivos sites e aplicações no EEE.
Ação: mesmo que não esteja sediado no EEE, pondere em conjunto com os seus conselheiros ou o departamento jurídico se a sua empresa será abrangida pelo RGPD ao utilizar o Google Analytics e o Analytics 360 e reveja/aceite os Termos de Processamento de Dados atualizados. Além disso, defina o seu percurso de conformidade com a Política de Autorização de Utilizadores da UE.
Saiba mais
Pode consultar privacy.google.com/businesses para saber mais acerca das Políticas de Privacidade dos Dados e da abordagem da Google, bem como ver os Termos de Processamento de Dados.
Nas próximas semanas, iremos continuar a partilhar mais informações acerca dos nossos planos, bem como atualizar a documentação relevante para programadores e do Centro de Ajuda se necessário.
Obrigado,
A equipa do Google Analytics

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